Como espalhar informações sobre tuberculose por todos os cantos

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No ano de 2007, o Fundo Global chegou ao Brasil com a missão de combater a tuberculose, seus preconceitos e desconstruir mitos sobre o seu tratamento. O país registra por ano cerca de 80.000 novos casos e 5.000 óbitos. O desafio era esclarecer a sociedade sobre os sintomas, as formas de contágio, tratamento e mobilizar atores sociais relacionados.

 

Antes de desenvolver a campanha de Educação, Informação e Comunicação (IEC) em si, a Metara criou a marca do Fundo Global Tuberculose Brasil. A identidade visual trouxe atributos como a brasilidade, presente nas cores, e elementos como as setas, que representam dinamismo e fortalecimento da mobilização para o enfrentamento da doença.

 

A Campanha de comunicação integrada “Brasil Livre da Tuberculose”, durou dois anos, de 2008 a 2009. O mote criativo foi inspirado no símbolo do cata-vento, pela associação ao movimento e a circulação de ar. Já as cores conferiram um sentimento de alegria, substituindo símbolos antiquados e descontextualizados de combate à doença.

 

Como o Fundo Global atua em 57 municípios nas regiões metropolitanas de 10 capitais brasileiras, onde estão concentrados 45% dos casos, foi desenvolvido um portal. Ele permitiu interatividade e disseminação de informações, além de servir de plataforma para a Rede de Monitoramento e Avaliação TB Brasil. Em todo esse período, o portal produziu conteúdos diários, boletins-eletrônicos e tinha sua estrutura permanentemente atualizada a partir das preferências do internauta, através da análise das estatísticas de acesso.

 

A campanha de IEC alcançou três mil pontos de mobilização no Brasil, envolvendo gestores, agentes e profissionais de educação na área de saúde. Foram enviados kits para multiplicação das informações, compostos de cartaz, postal, história em quadrinhos, material audiovisual, álbum seriado, camisa e ficha de avaliação.

 

A estratégia de Relacionamento com a Mídia (RCM) permitiu a transmissão de conteúdo qualificado para a Imprensa. Uma estrutura de comunicação apoiou as áreas de saúde e noticiário, fazendo com que as informações sobre tuberculose chegassem à sociedade e incorporasse benefícios à reputação da marca. A Metara também realizou uma pesquisa inédita sobre comunicação e perfil dos públicos envolvidos com a doença, produzindo informações inéditas a esse respeito.

 

Nesse contexto, o Fundo Global, em parceria com o Ministério da Saúde, passou a ser o principal ator social no combate à tuberculose no Brasil. A Campanha trouxe resultados expressivos como a elaboração do Projeto de Lei 2.162/09, em tramitação na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, idealizado a partir da matéria sobre a tuberculose nos presídios; a geração de mídia espontânea, totalizando 800 matérias, dentre as quais 110 com referência direta ao Fundo Global, rendendo 6.500% de retorno sobre o capital investido em relacionamento com a mídia; e no período de março de 2008 a agosto de 2009, o número de acessos ao site cresceu 1.902%.

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Cliente:
Fundo Global

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